Pesquisar este blog

domingo, 11 de julho de 2010

CRÔNICAS DE ANGÉLICA LYRA.




UM TREM CHAMADO ALZHEIMER
                                             
                                           Angélica Lyra


A Cada dia mais distante de nós! É o que sempre respondo quando perguntam como está mamãe.
É que ela embarcou num trem conduzido pela Doença de Alzheimer. Este trem que, até chegar ao seu destino, sem nenhuma consulta ao passageiro, o condutor, vai aos poucos, arremessando pela janela aquilo que há de mais precioso no ser humano – a sua memória.
De início, durante alguns anos, quando tentávamos nos comunicar com ela, percebíamos que sua memória estava fragmentada, muito dela já havia sido jogada e, a cada dia que passava, pouca coisa restava. Quando conversava só lembrava-se do que acabara de dizer, repetindo várias vezes o mesmo fato e, ou, fazendo as mesmas perguntas.
Mas o pior estava por vir! Quando da visita dos filhos, olhava-os como a um estranho. Eu perguntava:
- Sabe quem é Mamãe?
E como se tivesse vergonha de dizer que não sabia quem era ela respondia com um sorriso:
- Não lembro o nome, mas sei que é uma pessoa minha.
Isso doía na alma. Quando se tratava de pessoas amigas, com muita satisfação, sempre com um sorriso nos lábios ela dizia, sem nunca lembrar o nome:
- É gente minha, da turma da velha guarda!
Hoje não identifica ninguém – seja da família ou amigo. Hoje quase não sorri!
Otempo passa, e o trem segue viagem, Das paisagens que ainda consegue visualizar durante o percurso nada fica registrado ou fotografado por sua memória.
Não satisfeito com tudo que arremessa pela janela, e em parceria com a artrose começa a inutilizar suas mãos que já não acenam, gesticulam ou se estendem para abençoar. As mãos que antes desta viagem afagavam com carinho, com desvelo a si e aos seus, hoje se encontram sem movimentos; dos dedos antes flexíveis, hoje só há fracos movimentos em uma das mãos.
E dessas mãos, dos braços e pernas que nas atividades do cotidiano permitiam-na cumprir suas tarefas de esposa, de mãe, de dona de casa, apenas em nossa memória permanece. A estrutura física, antes forte e robusta, hoje é frágil, sem a musculatura antes responsável por seus movimentos. Nesse trem, para descansar o seu corpo nessa enfadonha viagem, ela só pode usar uma cadeira de rodas ou uma cama onde passa a maior parte do tempo.
Uma mulher forte e bonita; um “tipão” de mulher que conseguiu encantar o único amor de sua vida e fazer-se amada por ele; reconhecidamente uma mulher que apesar de todo o sofrimento a que foi submetida em algumas fases de sua vida, com amor, dedicou-se exclusivamente ao esposo enquanto vivo, aos filhos, ao seu lar, aos familiares, aos amigos, a Deus, a amar o próximo, hoje, numa contagem regressiva, busca o útero materno, esperando (sabemos que está próximo), o seu nascimento para outra vida. Ao invés de um adulto de noventa anos, para nós, diante de seu estado, é bem mais fácil vê-la hoje como a um bebê com pouco mais de nove meses, com todas as necessidades inerentes a uma criança. È assim que a vemos, é assim que a tratamos: como a uma criança.
Maldito trem, esse conduzido pela Doença de Alzheimer! Além da memória, tira-lhe também o controle do sono – às vezes dorme demais, às vezes de menos ou não dorme; tira-lhe, o convívio consciente com os entes queridos; seus movimentos; seu entendimento; sua paciência... Mas, nunca conseguiu tirar-lhe o amor, a ternura, o carinho pelos filhos, netos, bisnetos (quando se identificam); a sua fé em Deus e muito menos abalar a sua sensibilidade musical. A música, que em seus momentos de dor, de angustia, de saudade, consegue aliviar o seu sofrimento, suavizar o seu semblante, iluminar a sua alma e transportá-la para onde ou para quem a saudade naquele momento determina. É um momento em que ela consegue ficar insensível a todos os sintomas impostos pela doença. Ouvindo uma voz que canta, ou uma música que toca, ela relaxa o seu corpo, renova o seu espírito, aquieta a sua agitação, e, ao conciliar o sono, pela sobriedade de sua fisionomia, viaja ao encontro de seus sonhos, onde com certeza, estão a sua casa, seus pertences, seus familiares e amigos, já que quando acordada, a Doença de Alzheimer, impede-a de reconhecê-los como tal.

São José da Laje, junho de 2008

2 comentários:

  1. Angélica é filha de D.Josefa Vieira Lyra.Eu também sou! Numa singela homenagem à " passageira", narra com propriedade e altivez a degeneração da Alzeimer, e as dores e perdas no decorrer desse estágio porque passa nossa mãe,num ato de amor descreve a ação nefasta nos seus portadores.Sem dúvida uma atitude nobre que registra a dor do pesonagem principal e seus filhos!
    abração ,
    Dydha Lyra.

    ResponderExcluir
  2. Sou Charlotte Johnson, 65 anos, aqui em Alberta, Canadá. Com o novo remédio à base de ervas que comprei do Dr. James, o remédio à base de ervas, a África Ocidental, era minha única maneira de me livrar do meu Alzheimer, o remédio à base de ervas reverteu minha condição e aliviou todos os sintomas. No início, estava muito hesitante em falar sobre meu Alzheimer, mas espero que ainda possa ajudar alguém. Acho que esta será uma informação muito importante para todos os pacientes com Alzheimer, porque o elemento mais violento da sociedade hoje é a ignorância. Seja em qualquer condição, uma dieta saudável e remédios de ervas e raízes naturais do Dr. James são o caminho para uma recuperação rápida. Eu sofri de Alzheimer por muitos anos, lutei por recomendações médicas adequadas, cuidados e todas as formas de tratamento humano com pouca melhora. Passei por muitas noites sem dormir e por períodos de intensa tristeza, como a maioria das famílias. Fui recomendado por um amigo para usar o remédio de ervas do Dr. James para o meu Alzheimer com grande esperança e segurança. Eu nunca duvidei do meu amigo, mas para contatar o Dr. James. E comprei seu remédio de mistura de ervas que foi eficaz e finalmente sinto que meu Alzheimer desapareceu sem mais sintomas. Ele também me disse que conseguiu curas para doenças como doenças pulmonares, doenças renais, verrugas, transtorno bipolar, herpes zoster, HPV, ALS, CÂNCER, SÍNDROME NEFRÓTICA, HIV / AIDS, vírus do herpes, câncer de ovário, câncer de pâncreas, câncer de bexiga, câncer de próstata, Glaucoma., Catarata, Degeneração macular, Doença cardiovascular, Autismo. Próstata aumentada, Osteoporose. Doença de Alzheimer, psoríase, Doenças de Tach, Lúpus, Dor nas costas, demência, câncer de pele, .Câncer testicular, Leucemia, HEPATITE A, B, C, Contate o grande em seu e-mail DRJAMESHERBALMIX@GMAIL.COM Com medicamentos fitoterápicos Dr.James para Alzheimer , confie que é a cura permanente para o Alzheimer e você vai testemunhar como eu, obrigado a todos.

    ResponderExcluir